Public Domain |
O Pai-Nosso começa dizendo que Deus está
"no" Céu. Isto não sugere que o Céu é um lugar? E se é um lugar, onde
fica?
Céu é onde Deus está. Então, onde está Deus? Em todo lugar. Então por
que dizemos que Deus está no Céu, como se esse fosse um lugar particular em
oposição a todo lugar?
A resposta é que, quando falamos de Deus ou do Céu, devemos usar a
linguagem das coisas criadas, mesmo que Deus seja, por natureza, infinitamente
maior do que qualquer criatura.
Já que, por nossa experiência, as coisas criadas encontram-se em
lugares, quando falamos que Deus está no Céu parece soar como se estivéssemos
nos referindo a um lugar físico. Mas o Céu não é um lugar físico, muito embora
os mórmons acreditem que o Pai Celestial viva em um planeta próximo de uma
estrela chamada “Kolob”.
Dizer que Deus está no Céu é um modo de dizer que Ele não “preso” à
Terra. Uma rápida reflexão nos diz que Ele também não está “preso” ao espaço.
Caso contrário, Ele seria limitado, significando que seria imperfeito e,
portando, não verdadeiramente Deus. O Criador do universo, em sua natureza
divina, não pode ser parte do universo que Ele criou.
Ao mesmo tempo, os teólogos dizem que Deus é onipresente: Ele está em
todo lugar. Como, então, podemos dizer que Ele não faz parte do universo? Se
Deus está em todo lugar, parece que Ele deva estar também no universo e, por
consequência, seja parte do universo.
Considere, no entanto, o que dissemos sobre Deus não ser limitado ou confinado
a um lugar específico. Por definição, estar em todo lugar simultaneamente
significa não estar apenas em um lugar particular. A onipresença de Deus não
significa que Ele se espalha sobre o espaço do mesmo modo que a margarina se
espalha sobre uma fatia de pão ou a água se encontra distribuída por todo o
volume de uma piscina.
Este é o erro do movimento de Nova Era, quer na forma de panteísmo (que
afirma que tudo é Deus), quer na forma de panenteísmo (que afirma que Deus está
em tudo assim como o açúcar encontra-se no suco).
Deus está em todo lugar – dizem os teólogos e filósofos – por seu poder,
sua essência e seu conhecimento. Por seu poder infinito, Ele está em todo lugar
pois Ele dá existência a todas as coisas. Ele está em todo lugar por sua
essência pois o que Deus é (sua essência) não é separável daquilo que Ele pode
fazer (seu poder). Deus está em todo lugar por seu conhecimento pois Ele sabe
de tudo em todos os tempos.
Uma outra forma de enxergar a onipresença de Deus é pensar na Criação
como uma novela divina e Deus como roteirista. O autor de uma novela está, em
certo sentido, em todas as páginas que ele escreve. Ele cria o conjunto, os
personagens e os eventos da sua novela. Apesar disso, ele mesmo se encontra
fora da novela. Seria igualmente verdade dizer que a novela está dentro de seu
autor – isto é, em sua mente.
Deus está fora do universo que Ele criou e sustenta (eis a sua
transcendência), e, ao mesmo tempo, dentro dele (eis a sua imanência), por seu
poder, essência e conhecimento.
Para um conhecimento mais aprofundado sobre o céu, sugerimos a leitura
do livro “Everything You Ever Wanted to Know About Heaven” (“Tudo o que você
sempre quis saber sobre o céu”), de Peter Kreeft, disponível no catálogo
da Catholic Answers.
(via Veritatis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário